Cacercopar - Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais da Região Centro-Ocidental do Paraná

Acicam completa 60 anos

Nesta quinta-feira (27/6), a Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam) completa 60 anos de fundação. É a mais antiga entidade empresarial do Município e do Vale do Piquirivaí. Quando foi fundada, o Município de Campo Mourão ainda não havia comemorado seis anos de emancipação e a economia local tinha na exploração da madeira a principal atividade, mas a cidade já contava com um comércio forte e diversificado.

As seis décadas da entidade serão comemorados com uma programação especial no dia 21 de setembro, nas dependências do Celebra Eventos. Além da realização de um jantar festivo, marcado por homenagens, também será lançado um livro sobre a história  da entidade, que está sendo escrito pelo historiador Jair Elias dos Santos (presidente da Academia Mourãoense de Letras - AML).

A expectativa é reunir no evento importantes autoridades estaduais e federais, bem como as principais lideranças locais e da região, além do empresariado de Campo Mourão. “Afinal, a Acicam que temos hoje é fruto do idealismo e visão dos seus fundadores, aliado ao empenho de todos os seus associados, do micro empresário ao industrial, do profissional liberal ao comerciante, somado ainda a dedicação de todos aqueles que passaram pelas suas diretorias e também de seus funcionários. A Acicam é o resultado dessa somatória de forças e esforços por 60 anos”, salienta o presidente Marcelo Chiroli.

Inicialmente a entidade recebeu a denominação de Associação do Comércio e Indústria de Campo Mourão (ACICM). No início reunia industriais, comerciantes, agricultores e pecuaristas, que de uma alguma forma estavam ligados a vida econômica do Município.

A entidade surgiu pela necessidade da união da classe empresarial e o movimento foi norteado pelas tendências da época. Prestar serviços e atuar na defesa dos interesses dos associados foram os objetivos que levaram a criação da entidade empresarial. A época era de muitas dificuldades – até pela recém criação do Município - e foi justamente essas adversidades que levaram um grupo de empresários pioneiros a fundar a entidade para representá-los e também contribuir na conquista das benfeitorias que a cidade necessitava.

O primeiro presidente foi o comerciante do ramo de material elétrico Oscar Franco Wolf (gestão 1953-55). Sua diretoria era composta ainda por Augusto Schwab (1º vice-presidente), Ivo Mário Trombini (2º vice-presidente), Nilo Rangnetti (secretário geral), Osmam Antunes Ribeiro (1º secretário), Antonio Toledo Silveira (2º secretário), Theophilo Lipinski (1º tesoureiro) e Eugênio Michikowski (2º tesoureiro).

Uma série de fatores levou a paralisação das atividades da entidade, que foi reativada em 1969, com a eleição de Rosalino Salvadori como presidente. Foi em sua gestão que aconteceu a instalação do então Seproc, hoje denominado Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Vicente Urbano Leite Filho foi o primeiro coordenador do órgão. Na gestão do presidente Antonio Cotrim (que chegou a ser deputado estadual) é que foi instalado o posto de atendimento do Ministério do Trabalho, o Senar e passaram a ser ofertados cursos do Senai.

Sede

As demais diretorias trabalharam no sentido de buscar a estruturação física da entidade. Na gestão do presidente Dilmar Daleffe (1985/87) foi feito o lançamento da pedra fundamental para a construção da sede própria da Acicam, em parceria com o Sindicato Rural. Já na gestão de Luiz Carlos Cavalheri (1987/89) houve a regularização do terreno, doado pelo Município. Sob a presidência de Celso Hironobu Tanaka (1989/91) deu-se início a obra, que teve continuidade na gestão presidida por Alcídio Pereira (1991/93). A conclusão da obra aconteceu na primeira gestão de Jintaro Ikeda (1993/95). A gestão seguinte foi presidida por João Roberto Breschiliare, que trabalhou no sentido de estruturar a entidade com a aquisição de móveis e equipamentos. A inauguração aconteceu no dia 25 de outubro de 1996.

Serviços

A partir daí, a Acicam se consolidou e passou a beneficiar os associados cada vez com mais serviços e parcerias. Também incrementou sua participação nos movimentos em benefício do Município e da região. Mais recentemente desencadeou uma série de ações de responsabilidade social, que atualmente dão destaque a entidade. Atualmente, a entidade contam com mais de 1.000 associados.

 

 

 

 

Fonte: Acicam



<< Voltar

Parceiros