Cacercopar - Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais da Região Centro-Ocidental do Paraná

CACERCOPAR PRESENTE NO I FÓRUM CACB MIL

 

A CACERCOPAR - Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais da Região Centro Ocidental do Paraná, participou nos dias 02 e 03 de abril, no centro de convenções Ulysses Guimarães em Brasília - DF, do I Fórum CACBMIL, organizado pela CACB. A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) é um sistema empresarial composto por mais de 2.300 Associações Comerciais representadas por 27 Federações e possui interação com mais de 2,3 milhões de empresários brasileiros.

 

O Objetivo do encontro teve o caráter  estruturador nas propostas de interesse empresarial para os pequenos negócios no sentido de estimular a integração e o debate entre as Associações Comerciais e Empresariais. O olhar é o futuro e o crescimento sustentado.

 

Constou na programação palestras com diversos temas, como:  Planejamento e gestão, Sustentabilidade econômica e Empreendedorismo vitorioso, proferida por Luiza Helena Trajano – Presidente da Magazine Luiza.

 

Na abertura, teve a participação de Guilherme Afif Domingos, ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), que afirmou que as MPEs devem receber, por obrigação constitucional, tratamento diverso ao dado às grandes empresas. De acordo com Domingos, o plano de ação da SMPE é baseado em três colunas de sustentação: simplificação do Simples, aumento da renda das MPEs e realização do Simples trabalhista. A palestra foi realizada na manhã desta quarta-feira, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. 

O ministro explicou ao público de quase 2  mil pessoas que é necessário saber os direitos constitucionais da classe empreendedora. "Está na Constituição Federal, artigo 179º, que o tratamento diferenciado dispensado às micro e pequenas empresas é obrigatório.O tratamento diferenciado é obrigação. Nosso mantra é 'pensar simples é obrigação'. A grande revolução desse país virá dos pequenos, não dos grandes", esclareceu.  

Atualmente, os micro e pequenos empreendimentos equivalem a 97% das empresas formalizadas. São mais de 8 milhões de CNPJs em todo o País. De acordo com o ministro, isso significa que a média de um emprego a mais por MPE resultaria em mais de 8 milhões de empregos gerados. "O impacto é 25% na taxa de emprego privado no País. Se considerarmos o núcleo familiar, podemos falar de um impacto positivo sobre 32 milhões de pessoas", contabilizou.  

 

No encerramento, em seu discurso de a presidente Dilma Rousseff assumiu o compromisso de se engajar pessoalmente em favor do aperfeiçoamento da legislação do Simples, ora em tramitação no Congresso Nacional.


Depois de lembrar a criação da primeira associação comercial do Brasil, em 1811, em Salvador (BA), e do significado da entidade nas relações comerciais da capital baiana, a presidente destacou a importância das MPEs na geração de emprego e renda e garantiu que estará ao lado do ministro Guilherme Afif Domingos em prol da simplificação de impostos e da redução da burocracia no setor.
 

 Dilma Rousseff ressaltou a importância de se estabelecer debates para atender as demandas da classe empresarial. "Quanto mais estivermos perto da demanda, quanto mais pudermos trabalhar e discutir, melhor será a nossa agenda e as nossas realizações. Eu acredito na força do pequeno município, da micro e pequena empresa, da pequena propriedade, dessa classe empreendedora que sustenta nosso movimento. Que este Fórum seja o primeiro de muitos e que nós possamos sempre escutar, dialogar e conviver", afirmou. 


Fundada em 13 de maio de 1992, a CACERCOPAR - Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais da Região Centro Ocidental do Paraná, representa hoje 21 Associações Comerciais e Empresariais e Aproximadamente 3000 empresas instaladas nos Municípios da região.

Tem como missão: “Integrar as Associações Comerciais, estabelecendo estudos, planejamentos e projetos, visando o desenvolvimento regional e a defesa da livre iniciativa em conjunto com a FACIAP.”


Galeria de foto




<< Voltar

Parceiros