Cacercopar - Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais da Região Centro-Ocidental do Paraná

CACIRCAM PRESENTE NA REUNIÃO DO CONSELHO ADMINISTRAÇÃO FACIAP Encontro aconteceu em Maringá e contou com a presença do

O presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais da Região de Campo Mourão – CACIRCAM, esteve presente na  sétima reunião do conselho de administração da FACIAP, Assuntos importantes, como a Base Centralizadora do Paraná e o Programa Capacitar, foram discutidos durante reunião. Com o objetivo de interiorizar as ações e se aproximar das cidades do interior do estado, o evento aconteceu em Maringá, na sede da ACIM (Associação Comercial e Empresarial de Maringá).

O ex-governador do Paraná, Orlando Pessutti, participou da reunião, parabenizou a Federação pela ação de interiorização e colocou-se à disposição dos empresários. “É uma alegria muito grande participar deste encontro aqui em Maringá. Valorizo muito esta iniciativa da entidade de levar suas reuniões para o interior. Tenho carinho, respeito e compromisso com a Faciap e estou à disposição dos empresários paranaenses”, afirmou. Atualmente, Pessutti é conselheiro administrativo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Ao falar a respeito da Base Operadora do Paraná (FACIAP), que garante às Associações Comerciais e Empresariais (ACEs) do estado autonomia sobre os dados do Serviço de Informações Cadastrais, o presidente da Faciap, Rainer Zielasko, explicou que “esta ação busca oferecer aos associados um novo produto, de qualidade e competitivo, fortalecendo o associativismo no Paraná e atendendo a demanda das ACEs”. Atualmente, 165 ACEs operam via Federação e, até o final de março, a previsão é que este número aumente para 240.

“Teremos uma gestão compartilhada e democrática, com pelo menos uma ACE de cada Coordenadoria participando da administração da nossa Base”, apontou Zielasko. O presidente da ACIM, Adilson Emir Santos, parabenizou o presidente da Faciap pela iniciativa. O Secretário de Estado de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro, também acompanhou a reunião e destacou que “a organização da sociedade é feita pela sociedade civil”.

Em seguida, o superintendente da Faciap, Márcio Vieira, apresentou o plano de trabalho da entidade para 2012, com destaque para o Programa Capacitar, que irá atender 100 novas ACEs este ano, com foco nas cidades inseridas nos Territórios da Cidadania. “Nestas regiões, nosso objetivo é aumentar o grau de profissionalização das ACEs, através da melhoria do seu desempenho organizacional e focando no empreendedorismo”, argumenta Vieira. O Paraná apresenta quatro áreas dentro dos Territórios da Cidadania: Paraná Centro, Norte Pioneiro, Vale do Ribeira e Cantuquiriguaçu. Além disso, as 93 associações que participaram do projeto entre 2009 e 2011 irão passar por uma reciclagem, com a implantação do Capacitar 2.0.



<< Voltar

Parceiros