Cacercopar - Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais da Região Centro-Ocidental do Paraná

COORDENADORIAS AVALIAM PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO LOCAL

Nesta quinta-feira (26), aconteceu mais uma reunião das Coordenadorias Regionais na sede da Faciap – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná. Após o início da implantação de ações relacionadas ao planejamento estratégico, foi a vez da apresentação de iniciativas que vêm promovendo o desenvolvimento local nas regiões.

Um dos projetos foi o Codefoz – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu, apresentado pelo diretor-executivo Dimas Bragagnolo. Ele explicou que a criação foi inspirada por outros Conselhos municipais, como o de Maringá e Ponta Grossa. “Os empresários fazem suas solicitações de acordo com os interesses da sociedade organizada e trata-se de um Conselho deliberativo, significando que tem poder de política pública, com publicações no Diário Oficial”, esclarece. 

O presidente da Caciopar – Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná, Mario César Costenaro, falou sobre a missão empresarial para a qual representou a entidade no País Basco, na Espanha. A finalidade foi conhecer o processo e sistema de desenvolvimento que transformou a região até então pobre para uma expressiva economia. Por meio de agências de desenvolvimento, foram trabalhados aspectos da educação escolar, modelos de governança, desenvolvimento territorial, urbanismo, replanejaram vocações econômicas, com elevados investimento em pesquisa, inovação e tecnologia. “Tivemos como aprendizado o compartilhamento de objetivos em comum, a construção em conjunto e a importância do planejamento total antes da execução”, afirmou.

Pela região Sudoeste, a experiência de 10 anos da Agência foi apresentada como promotora de desenvolvimento integrado.

 

Fonte: FACIAP.



<< Voltar

Parceiros