Cacercopar - Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais da Região Centro-Ocidental do Paraná

Encontro CEME/SEBRAE em Ubiratã.

A CACIRCAM – Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais da Região de Campo Mourão realizou nesta sexta-feira (13), o Encontro CEME/SEBRAE, evento realizado em parceria com a FACIAP. O evento contou com a presença do presidente da CACIRCAM senhor Haroldo Medeiros do Nascimento, da vice-presidente para Assuntos da Mulher Empresária da FACIAP e presidente do CEME a senhora Maria Salette Rodrigues de Mello, da vice-presidente Conselhos da Mulher Executiva da Região de Campo Mourão a Senhora Sandra Marta Pires de Oliveira, a Consultora do SEBRAE Débora França e representando a FACIAP a Consultora Andréa Monteiro, participaram também mulheres Empresárias das cidades de Juranda, Campina da Lagoa, Goioere, Campo Mourão, Peabiru e Cafelândia.

 

Lei Geral

 A consultora do Sebrae/PR, Deborah Steiner França, expôs que os municípios da região têm alguns incentivos que a Lei Geral confere às micro e pequenas empresas e que muitas vezes os empresários não têm o conhecimento dessa lei, e por não terem essas informações os pequenos empresários tem certo receio em participar de licitações. Deborah salientou que o objetivo da Palestra para as Mulheres Empresárias é esclarecer as dúvidas para que possam entender a metodologia. Segundo ela, uma das vantagens é que as empresárias visualizem as compras públicas como oportunidade, uma maneira garantida de venda, menos burocrática e, em muitos casos, em melhores condições que empresas de médio ou grande porte. Deborah explica que alguns dos benefícios que a Lei Geral trouxe, não são conhecidos pelos empresários de micro e pequenas empresas. "Muitos desconhecem que as licitações de até R$ 80 mil podem ser exclusivas à participação de empresas de micro ou pequeno porte. Já em licitações nas quais podem participar todos os tipos de empresas, as micro e pequenas também têm vantagens, como no quesito desempate". Finaliza.


Metodologia do Empreender

A gestora do Programa Empreender da Faciap, Andrea Monteiro, expôs a metodologia do Empreender para os Conselhos e falou sobre o programa, que tem como objetivo elevar o desempenho organizacional das empresas, promovendo o associativismo e o desenvolvimento empresarial através da formação de Núcleos Setoriais e Multisetoriais. “A ação associativista consiste em gerar benefícios econômicos e sociais, através do fortalecimento empresarial”, explica a gestora.

Atualmente, o Programa, realizado por meio de uma parceria com o SEBRAE, acontece em 63 cidades paranaenses, englobando um universo de mais de 2.500 empresas. O Empreender acontece em etapas: palestra explicativa, reunião de integração, planejamento estratégico e monitoramento das ações do Núcleo. “A principal vantagem deste programa é a troca de experiências entre empresários que enfrentam as mesmas dificuldades e podem compartilhar suas vivências”, afirma Andrea.


Missão Empresarial Huelva

Um dos assuntos apresentados pela senhora Maria Salette Rodrigues de Mello foi a Missão Empresarial para Huelva, na Espanha, em outubro, para participar do Congresso Iberoamericano de Mulheres Empresárias. A missão passa pelas cidades de Lisboa, Sevilha e Huelva, onde acontece o evento. O grupo parte de São Paulo no dia 12 de outubro e retorna ao Brasil no dia 21.

O programa inclui visitas técnicas, como à Universidade Nova de Lisboa, à AMEP (Associação das Mulheres Empresárias em Portugal), à Universidade Pablo de Olavide, à AES (Asociación de Empresarias de Sevilla) e à Cooperativa Andaluzia.


Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2012

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2012, projeto nacional que busca o desenvolvimento do país e valoriza mulheres guerreiras que tem seu próprio negócio e uma história interessante, foi apresentado às participantes durante o encontro pela vice-presidente para Assuntos da Mulher Empresária da FACIAP e presidente do CEME a senhora Maria Salette Rodrigues de Mello. Criado em 2004, o projeto já recebeu mais de 16 mil candidaturas no país e possui três categorias: pequenos negócios, negócios coletivos e empreendedores individuais.

“O objetivo desta ação é reconhecer e premiar relatos de vida de mulheres empreendedoras e fazer com que as histórias sirvam de estímulo para outras”, afirmou Maria Salette Rodrigues de Mello. O Prêmio é composto por duas etapas: estadual e nacional. O Prêmio (etapa estadual) será entregue durante o painel do CEME na XXII Convenção Anual da Faciap, que acontece no final de setembro em Foz do Iguaçu.
Na oportunidade a Senhora Maria José do Nascimento de Peabiru contou sua história que foi ouro no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2009 e diz que foi escolhida por ter feito da pequena empresa familiar KL Reymann, criada em 1995, uma fábrica com 82 empregados e 180 clientes em todo o Brasil. Maria José diz que foi gratificante ganhar o prêmio, pois se esforçou muito para chegar até aqui, fez um longo trabalho e passou por varias dificuldades em sua jornada de vida, mas diz que hoje se sente realizada e feliz.

 

Assuntos Gerais do CEME

Haroldo Medeiros do Nascimento presidente da CACIRCAM informou que a Senhora Sandra Marta Pires de Oliveira tomará posse do cargo de Coordenadora do Conselho da Mulher Executiva Regional que era conduzido por Maria José do Nascimento. Sandra Marta Pires de Oliveira agradeceu e convidou a todas para participar do II Seminário da Mulher Empresária da Região Centro Ocidental do Paraná que acontecerá em Campo Mourão no dia 25 de agosto. Sandra Marta diz estar muito otimista e com a certeza de que será realizado mais um evento de sucesso, mostrando a força da mulher da nossa região.



<< Voltar

Parceiros