Cacercopar - Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais da Região Centro-Ocidental do Paraná

II Road Show de Comércio Exterior.

Contando com um publico de mais de 150 pessoas, composto principalmente de empresários e estudantes, foi realizado na sexta-feira (23/09) no auditório da ACICAM, o II Road Show de Comércio Exterior, promovido pela FACIAP – Federação das Associações Comerciais e Empresarias do Estado do Paraná, através do Instituto de Planejamento e Promoção do Comércio Exterior – IPPEX, da CACIRCAM – Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais da Região de Campo Mourão e da Associação Comercial e Empresarial de Campo Mourão, que está em sua segunda edição com a proposta de apresentar as potencialidades do comércio bilateral com o mercado globalizado. Com o tema “Tendências Mundiais do Comércio Exterior”, o Road Show trouxe consultores especializados que mostraram o potencial da China, da África do Sul e da Índia. Também, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da atuação do IPPEX e do sistema de exportação simplificada dos Correios. Abertura O Presidente da CACIRCAM, Haroldo Medeiros do Nascimento, fez a abertura falando sobre o momento de crise que passa o mercado financeiro internacional, das mudanças promovidas pelos países emergentes e das oportunidades de conhecimentos sobre o comércio exterior, promovido pela FACIAP através do IPPEX. “trazer o road show para nossa região, significa levar conhecimento sobre os mecanismos do comércio internacional e das oportunidades de negócios que podem ser estabelecidas pelos empresários da nossa região com outros países” ressalta Haroldo M. Nascimento. Na sequência, falou o presidente da ACICAM José Nelson Botega, que saudou os participantes e ressaltou a importância do evento para a região por oportunizar a todos participantes conhecimentos sobre o comercio exterior. Durante o encontro, foi destacado que nos Estados Unidos as empresas com menos de 19 empregados contribuem com cerca de 50% das exportações. Já na Itália, o motor da economia é a formação dos consórcios e cooperativas de exportação, formados por segmentos. No Brasil, o modelo exportador é baseado na concentração dos grandes conglomerados empresariais, formados por multinacionais e grandes empresas, que representam aproximadamente 85 por cento da pauta exportadora. “Um dos primeiros passos para o pequeno e médio empresário participar do mercado externo é ter consciência e mentalidade gerencial de que exportar é função estratégica da empresa e nuca alternativa às restrições de vendas no mercado interno”, foi enfatizado no evento. IPPEX A analista de Comércio Exterior do IPPEX Sirleny Araujo, fez uma breve apresentação da atuação do instituto, voltado ao incremento do comércio exterior através do apoio às empresas paranaenses. China “Oportunidades comerciais com a China” foi o tema desenvolvido por Lígia Regina Pereira, diretora da W.Intex Internacional, empresa especializada na área. Segundo ela, a China, segundo maior economia do planeta e a que mais cresce na atualidade, é um país marcado por contrastes, ameaças e oportunidades. Contrastes entre riqueza e probreza, atraso e modernidade. Ameaça pelo forma agressiva como os chineses produzem e negociam mundo afora. E oportunidade pelo que representa a possibilidade de exportar para um país que tem um mercado consumidor gigantesco e em constante expansão. A China já é o maior parceiro comercial brasileiro, atraindo empresários de todos os segmentos em todas as regiões do Brasil. África do Sul A apresentação do mercado e das oportunidades de comércio com a África do Sul foi feita por Luis Augusto Cordeiro – Diretor da SBS Trade & Consulting, que apresentou o país da Copa do Mundo de 2010 como o carro chefe de um bloco integrado por mais de uma dezena de países africanos, um grande mercado potencial que não está sendo devidamente explorado pelo Brasil. A África do Sul, disse Cordeiro, apesar de ter ainda uma parte de sua sociedade vivendo ao estilo tribal, tem também uma economia forte, com boa infra-estrutura de logística, um mercado consumidor aberto aos produtos brasileiros, principalmente através da imagem que lhes é passada através das telenovelas nacionais, que fazem muito sucesso por lá. Apesar do mercado aberto e até de uma proximidade cultural, a África do Sul ainda não está entre os principais parceiros brasileiros. Mas esta realidade está mudando e depende apenas de um trabalho bem feito de prospecção para que as oportunidades de negócios se concretizem. Em 2010, apenas 4,59% de tudo o que o Brasil exportou se destinou à África do Sul. Índia O consultor internacional Rômulo Rodrigues Thomé, da Ômega Comissária & Internacional Business, também presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Tecnologia Brasil/Índia, procurou desmistificar a imagem estereotipada de um país exótico, apresentando a Índia como a potência emergente que é, a terceira economia que mais cresce no mundo, apresentando um crescimento de 8,5% no ano passado. Em 2010, informou Thomé, a Índia apresentou um déficit na casa de US$ 100 bilhões em sua balança comercial, o que indica que o país é um grande importador, um mercado que merece a atenção dos empresários brasileiros. Exportação Simplificada A gerente de Produto Internacional dos Correios, em Londrina, Fátima Silva, apresentou o serviço “Exportação simplificada”, pelo qual as empresas de qualquer porte podem colocar seus produtos mundo afora com uma série de vantagens, como a dispensa do registro de exportador e sem a intervenção de despachantes aduaneiros, com rapidez e segurança. Negócios Além de receber informações sobre os grandes mercados dos países emergentes, os participantes também tiveram a oportunidade de receber atendimento personalizado e de abrir contatos que no futuro podem resultar na participação em missões comerciais e, possivelmente, em negócios. Road Show O evento foi criado no ano passado, com a finalidade de aproximar as micros, pequenas e médias empresas do interior do Paraná da realidade do comércio exterior, promovendo a troca de experiências e um entendimento melhor do mercado internacional. Em sua segunda edição, desde 21 de junho, o Road Show já esteve em Francisco Beltrão, Jacarezinho, Toledo, Castro, Marechal Cândido Rondon, Pinhais, Paranaguá, Foz do Iguaçu, Rolândia, Paranavaí e Umuarama. O Road Show acontecerá no dia 29 em União da Vitória, no dia 13 de outubro em Guarapuava, fechando no dia 19 de outubro em Maringá.



<< Voltar

Parceiros