Cacercopar - Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais da Região Centro-Ocidental do Paraná

Inscrições abertas para o Programa Capacitar Paraná.

Promover o desenvolvimento sustentável, estruturar e fortalecer as Associações Comerciais (ACE) para que elas tenham ainda mais representatividade e força nas suas regiões. Este é o objetivo do Programa Capacitar Paraná, aplicado pela Faciap, por meio de capacitação, consultoria e fornecimento de instrumentos de gestão.

As inscrições para o Capacitar 2012 estão abertas e todas as ACEs ligadas à Federação podem participar. Através de um convênio com o Sebrae, o programa deve beneficiar 195 entidades ao longo do ano, a partir de duas metas: implantar o Capacitar 2.0 em 95 ACEs que já participaram anteriormente do projeto; e implantar o Capacitar 2012 em 100 novas entidades.

Entre os benefícios do programa estão o diagnóstico organizacional da ACE, o planejamento estratégico e financeiro, a capacitação para presidentes, executivos e consultores, a plataforma de serviços do sistema Faciap e a realização de um encontro para troca de experiências.

Para poder se inscrever no projeto é necessário estar em dia com as contribuições junto à Faciap, apresentar a ata de posse da atual diretoria registrada em cartório, cópia do estatuto vigente e ficha de inscrição devidamente preenchida, e enviar toda a documentação via AR até o dia 24 de fevereiro, prazo final das inscrições.

A seleção das ACEs segue alguns critérios, como o número de associados, as parcerias existentes com outras entidades e a existência na entidade de um profissional para conduzir o programa em nível local. Além disso, com exceção das ACEs do Território da Cidadania, as demais devem implantar também o Programa Empreender.

Mais informações pelo telefone (41) 3307 7016 ou pelo e-mail andrea@faciap.org.br, com a Gestora do Empreender, Andréa Monteiro.


Territórios da Cidadania

Neste ano, dentro de um projeto maior que reúne diversas entidades do Paraná, um dos focos do Programa Capacitar é apoiar as ACEs que se encontram nos Territórios da Cidadania, um projeto do Governo Federal que tem como objetivos promover o desenvolvimento econômico e universalizar projetos básicos de cidadania.

Atualmente, um terço dos municípios paranaenses possuem o IDH inferior à média nacional, totalizando 74 cidades. O Paraná apresenta quatro áreas dentro do Territórios da Cidadania: Paraná Centro, Norte Pioneiro, Vale do Ribeira e Cantuquiriguaçu.



<< Voltar

Parceiros