Cacercopar - Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais da Região Centro-Ocidental do Paraná

Lançada logomarca dos 60 anos da ACICAM

Foi lançada a logomarca comemorativa dos 60 anos de fundação da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam), que é a mais antiga entidade empresarial do Vale do Piquirivaí. Idealizada pelo designer e publicitário Diogo de Souza, a logomarca já vem sendo usada na Revista Acicam e em outros materiais da entidade.

A Acicam - Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão foi fundada no dia 17 de junho de 1953, quando o Município de Campo Mourão tinha apenas cinco anos de criação e instalação. A cidade vivia ainda o ciclo econômico da exploração da madeira. As serrarias ocupavam quarteirões inteiros, inclusive na área central do reduzido perímetro urbano. O município se estendia por boa parte do Vale do Piquirivaí e predominava a população rural. Nenhuma via pública da cidade tinha asfalto e o Município não contava com nenhuma rodovia de acesso pavimentada. Mas Campo Mourão já tinha uma economia forte, com um comércio movimentado para os padrões da época.

A entidade surgiu com a denominação de Associação do Comércio e Indústria de Campo Mourão (ACICM), congregando industriais, comerciantes, agricultores e pecuaristas. Foi fundada motivada pela necessidade da união dos pioneiros empreendedores, que se ressentiam de serviços de apoio as suas atividades econômicas. Também não contavam com uma entidade que defendesse seus interesses. Assim surgiu a primeira entidade empresarial de Campo Mourão.

O comerciante do ramo de material elétrico Oscar Franco Wolf foi o primeiro presidente. Da diretoria da gestão 1953-55 faziam parte ainda: Augusto Schwab (1º vice-presidente), Ivo Mário Trombini (2º vice-presidente), Nilo Rangnetti (secretário geral), Osmam Antunes Ribeiro (1º secretário), Antônio Toledo Silveira (2º secretário), Theophilo Linpinski (1º tesoureiro) e Eugênio Michikowski (2º tesoureiro).

Motivos diversos levaram a suspensão das atividades durante um período, mas a ACICM retomou sua atuação em 1969, com a eleição do presidente Rosalino Salvadori. Nunca mais a entidade interrompeu suas atividades e hoje desponta entre as mais atuantes do Paraná.

Comemorações

Uma programação especial será desenvolvida para comemorar os 60 anos da entidade. Entre os eventos programados está o lançamento de um livro de resgate da história da entidade, a cargo do historiador Jair Elias dos Santos, que já há algum tempo deu início ao trabalho de pesquisa e coleta de material histórico.

A Acicam destaca-se não apenas pelos inúmeros serviços oferecidos aos seus mais de 1.000 associados e pela atuação em favor do comércio, indústria e da área de prestação de serviços. A entidade tem participação ativa na defesa dos interesses de Campo Mourão e da região, além de desenvolver relevantes e inovadores projetos de responsabilidade social. Proporcionalmente ao porte do Município, a Acicam está entre as maiores associações comerciais do interior do Estado.

Marcelo Chiroli é o 25º presidente da Acicam.

 



Fonte: ACICAM

 
 
 

 



<< Voltar

Parceiros