Cacercopar - Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais da Região Centro-Ocidental do Paraná

Liderança feminina em Campo Mourão

Seguindo com a série de encontros promovida pelo CEME – Conselho Estadual da Mulher Empresária, órgão da Faciap – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, em parceria com o Sebrae/PR, aconteceu nesta terça-feira (25), o segundo evento que reúne lideranças femininas. Desta vez, as regiões da Cacircam (Campo Mourão) e Cacier (Entre Rios) receberam o compartilhamento de experiências das empresárias.

A vice-presidente do CEME-PR para a Cacircam, Maria José do Nascimento, abriu o evento destacando o papel da mulher no mercado de trabalho a agradeceu por receber em sua região o evento. “Quanto mais compromissos temos, mais encontramos maneiras de realizá-los. Temos que dar valor às oportunidades da vida, pois o conhecimento sempre vem para agregar”, disse. Quem também agradeceu pela presença de todas as participantes foi a presidente do Conselho da Mulher Empresária da ACICAM, Cleodice Gomes e a vice-presidente para Assuntos da Mulher Empresária da Cacircam, Sandra Marta de Oliveira. A secretária do CEME, Michelle Goes, conduziu a reunião e destacou o trabalho das associadas no interior. “É muito gratificante poder contar com o desempenho dos Conselhos aqui e em diversos outros municípios do Paraná. Cada ação desenvolvida, seja palestras, campanhas ou eventos de conscientização da liderança feminina fazem toda a diferença”, enalteceu.

Pelo Sebrae/PR, a credenciada Sirley Fátima de Souza falou sobre os atributos da Liderança Feminina. “É essencial conhecer-se para ser líder, e as características do bom empreendedor são conhecimento, habilidade e atitude”, destacou. Também pelo Sebrae, a credenciada Jane Eyre repassou os pontos para inscrição de cases de sucesso no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Neste ano, as inscrições já estão abertas e seguem até 31 de julho e a premiação em nível estadual ocorre novamente durante a Convenção da Faciap. No ano passado, entre as três vencedoras paranaenses, a empresária de Francisco Beltrão, Jocilene Colognese Pelizzer, levou bronze na Categoria Pequenos Negócios, e Soraya Aparecida Cerqueira Felipe, de Londrina, conquistou o troféu prata na Categoria Microempreendedora Individual. É uma conquista grande para o Estado e a parceria com o CEME fez dobrar número de inscrições em 2012. “O principal objetivo do prêmio é mostrar mulheres que transformaram seus sonhos em realidade através do empreendedorismo”, afirmou.

A assessora do Capacitar e Empreender no Paraná, Fernanda Monteiro, também apresentou a metodologia do programa para os Conselhos da Mulher Empresária, o qual trabalha com a premissa de união para fortalecimento de núcleos setoriais. “A empresa que pode ser vista como concorrente, na verdade, pode se tornar uma parceira, e assim também pode ser o trabalho do Conselho da Mulher”, disse.

Na pauta do Encontro, também foi apresentado o XXIV Congresso Ibero Americano de Mulheres Empresárias, que acontece de 1º a 4 de outubro na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais. O Congresso deve reunir cerca de 500 mulheres empresárias dos países ibero-americanos. Neste público, estarão representantes de diversos setores do comércio, indústria, turismo e serviços, entidades de classe e instituições governamentais, diplomatas, profissionais liberais e empreendedoras.

 



Fonte: Faciap.



<< Voltar

Parceiros