Cacercopar - Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais da Região Centro-Ocidental do Paraná

Lideranças da Cacercopar e Cacier se reúnem em Campo Mourão

A Faciap – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná realizou, nesta terça-feira (25), a segunda Convenção Regional de 2013, em parceria com a Cacercopar – Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais da Região Centro-Ocidental do Paraná e a Cacier – Coordenadoria das Associações Comerciais e Industriais de Entre Rios. O evento aconteceu na ACICAM – Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão. A série de encontros, que passará por mais seis municípios, antecede a Convenção Anual da Federação, que acontecerá nos dias 21 e 22 de novembro em Curitiba.

Com o tema “Associativismo de Resultados”, a Convenção foi aberta pela prefeita de Campo Mourão, Regina Dubay. “O nosso comércio é forte e reconhecido por não se entregar a problemas, o que me orgulha muito. Pretendemos trazer novidades em breve para o município e um dos objetivos principais é fomentar ainda mais a economia local”, previu.

O presidente da Faciap, Rainer Zielasko, destacou a atuação da entidade no interior e manifestou apoio às solicitações de grupos populares que reivindicam condições melhores no Brasil. “Temos sérios problemas de infraestrutura, especialmente no interior do Paraná. Este é um dos pontos que precisa ser revisto com urgência”, disse. Ele também lembrou da preocupação da Federação em sempre ofertar produtos e serviços ao Sistema Associativista paranaense, buscando promover o desenvolvimento local.

Pela Cacercopar, o presidente Haroldo Nascimento saudou os 60 anos da ACICAM e ressaltou a importância do trabalho nas Coordenadorias Regionais. “É um trabalho árduo, com deslocamentos em cidades, mas é gratificante ter a participação ativa de todos nas reuniões”, afirmou.

O superintendente da Faciap e coordenador da BCF – Base Centralizadora Faciap de Proteção ao Crédito, Edson Araujo Filho, apresentou o panorama atual do serviço, que completa um ano em parceria com o SPC Brasil/CNDL e Serasa Experian, além de destacar a importância do departamento comercial nas entidades. “Como Associações, precisamos fazer uma autoavaliacão da nossa área comercial, estar qualificados para atender bem e entender os produtos”, disse. Também no painel de produtos e serviços, o gestor estadual Paulo Henrique Batista apresentada a Certificação Digital e os detalhes para a abertura de um Ponto de Atendimento em uma Associação Comercial.

O analista de Relações Institucionais da Fomento PR, Elson Teixeira, e representantes do Sicoob e Sicredi apresentaram as opções de crédito acessíveis aos empresários associados. De acordo com Teixeira, a Fomento é referência internacional em financiamentos. “Temos um patrimônio de R$1,3 bilhões, o que possibilita uma alavancagem de novas operações na ordem de R$600 milhões. Neste processo, as Associações Comerciais são nossas parceiras”, avaliou. Atualmente, 18 entidades têm agente de microcrédito e outras estão em treinamento. Assim, a intermediacão é direta com a Fomento, o que facilita o acesso ao credito.

O projeto Redes de Coopeação, que atua segundo a metodologia do programa Capacitar, foi apresentado pelo consultor regional Anderson Douglas de Almeida. “O objetivo deste projeto é proporcionar às entidades menores os produtos e serviços ofertados nas entidades maiores, por meio da cooperação”, conta. As Associações Comerciais de Ubiratã e Peabirú mostraram os resultados adquiridos com o Capacitar. Ambas vêm realizando um trabalho de melhorias amplas nas entidades: enquanto a primeira já tem 100% de aproveitamento, a segunda caminha a passos largos na consolidação de um novo modelo de gestão.

Encerrando o encontro, o professor Nailor Marques fez uma palestra que incentiva a procurar a oportunidade e pensar diferentemente do que vem ocorrendo na sociedade atual. “No mercado de trabalho, as grandes oportunidades estão diretamente relacionadas às melhorias, mudanças. É preciso aprender o valor de cooperar, pois ninguém vive tudo sozinho”, disse, finalizando a Convenção Regional.

 

 

 

Fonte: Faciap.



<< Voltar

Parceiros