Cacercopar - Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais da Região Centro-Ocidental do Paraná

Palestra mostra como Associações Comerciais podem transformar uma cidade

Quando uma associação comercial se transforma em uma agência de desenvolvimento, a realidade sócio econômica de uma cidade pode mudar. Foi o caso do município de Santa Helena. Lá, a ACISA - Associação Comercial de Santa Helena, em parceria com a CACIOPAR - Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresarias do Oeste do Paraná mostraram que é possível fazer diferente de forma simples, transformando a realidade do oeste do Paraná. 

Este case do sucesso foi apresentado pelo coordenador de empreendedorismo da Caciopar Carlos Guedes, na palestra Conselho de Desenvolvimento Local - Case "Associação Comercial de Santa Helena", durante a XXIII Convenção Anual da FACIAP. "O projeto visa o desenvolvimento regional das cidades atendidas pela CACIOPAR através das associações comerciais com ações que priorizem a capacitação e empresaria e o desenvolvimento de busca de novas tecnologias e modernização de novos equipamentos com visão global para os negócios locais", ressaltou Guedes durante sua apresentação.

Segundo Guedes, o projeto começou então a ganhar o interesse da prefeitura. Desta forma, os objetivos da CACIOPAR começaram a transformar-se em realidade. "Assim nasce o primeiro caso concreto que amarra esses dois interesses, instituindo comitê gestor de políticas pública na prefeitura e começam a discutir as necessidades dos municípios com um planejamento e visão de futuro para 2023", explica.

As ações visam também o repasse de recursos para capacitações, melhoria do desenvolvimento econômico e ações do planejamento estratégico na região. O documento, que agrega todo o planejamento, foi entregue em outubro deste ano e traz 500 páginas. "80% dos planejamentos ficam na gaveta, mas hoje em Santa Helena existem pessoas só no monitoramento do planejamento", afirma Guedes. O objetivo do documento é transformar Santa Helena em uma cidade autossustentável, inovadora e referência em qualidade de vida, indutora de desenvolvimento econômico e social do seu povo.

Compromisso

Após a palestra, o presidente da FACIAP, Rainer Zielasko e a Garapen assinaram um documento que garante a promoção do desenvolvimento e autonomia das associações comerciais para se transformarem agências de desenvolvimento. "Começamos um novo ciclo de trabalho rumo a transformação das associações em agências de transformação", disse Rainer durante a assinatura.

 

Fonte: FACIAP



<< Voltar

Parceiros