Cacercopar - Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais da Região Centro-Ocidental do Paraná

QUEM SOMOS

CACERCOPAR - Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais da Região Centro Ocidental do Paraná

 

Fundada em 13 de maio de 1992, a CACERCOPAR - Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais da Região Centro Ocidental do Paraná, representa hoje 20 Associações Comerciais e Empresariais e Aproximadamente 3000 empresas instaladas nos Municípios da região.

Filiada a FACIAP - Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, uma das maiores instituições do sistema no Brasil, com atuação em 75% dos municípios paranaenses. Com trabalho conjunto com a Federação, a CACERCOPAR, representam as ACEs e o empresariado, como porta voz de seus anseios junto as entidades públicas e privadas.

A sua atuação não se limita ao desenvolvimento dos empresários, mas também nos negócios de seus associados, fazendo das ACEs verdadeiras agências de desenvolvimento econômico e social de seus Municípios, atuando em todos os setores, dentre eles, sistema financeiro, segurança, responsabilidade social, meio ambiente, comércio exterior, enfim, tem o compromisso de não somente criar riquezas nas cidades, mas, acima de tudo, fazer com que essa riqueza fique na própria comunidade, de maneira que esta possa ser melhor distribuída e alavancar o progresso.

A REGIÃO:

A Mesorregião Centro Ocidental do Paraná, é uma das 10 regiões geográficas do Paraná, composta de 25 municípios com 316.482 habitantes, equivalente a 3% do total populacional do estado.

A ocupação da região foi intensificado durante a década de 1940 pelo encontro de dois fluxos populacionais: um deles relacionado a expansão da cafeicultura, vindo do norte do Paraná, e outro oriundo do movimento de gaúchos e catarinenses do oeste, ligados principalmente a policultura familiar. O modo de produção organizado familiarmente predominou até o inicio dos anos 70, momento em que a região integrou-se ao movimento mais amplo de modernização da agricultura no Paraná.

A economia da região centro ocidental é baseada na agroindústria: Estima-se que 77% dos solos, sejam aptos a prática agrícola mecanizavel, com destaque para as culturas de soja e milho. Atualmente, a região vem desenvolvendo a avicultura com a implantação de aviários e abatedouros de aves.





<< Voltar

Parceiros